Arte em Terços e Acessórios


A origem do Terço
A tradição de rezar e meditar, que se formou a partir das tradições dos monges eremitas dos séculos 4 e 5, tornou-se comum nos mosteiros católicos a partir do final do século 10. No século 14, os frades dominicanos introduziram o rosário para facilitar a prática religiosa entre os analfabetos e substituir a meditação dos Salmos, celebrada em coro. O rosário é uma enfiada de 165 contas, correspondentes ao número de 15 dezenas de ave-marias e 15 padre-nossos. O nome se deve a um relato popular de um monge que costumava rezar 150 ave-marias de uma forma que saía de seus lábios como rosas que subiam aos céus e se depositavam na cabeça da Virgem Santíssima. O terço, como o próprio nome diz, representa a terça parte desse cordão de orações. Foi o Papa Pio V, religioso da Ordem de São Domingos (1566-1572) que deu ao terço o formato que conhecemos hoje, que consiste em 50 ave-marias intercaladas por dez padre-nossos.
Quanto às meditações, ressaltamos, porém, que até o ano de 2002, cada Rosário, que era composto de três terços (150 ave-marias) passou a ser composto de quatro terços (portanto, 200 ave-marias no total). Foi quando o Papa João Paulo II inseriu aos mistérios existentes ( gozosos, dolorosos e gloriosos), os mistérios "luminosos" que retratam a vida pública de Jesus.
1 - GOZOSOS - Anunciação do Anjo à Nossa Senhora até Jesus, entre os doutores da lei
2 - LUMINOSOS - Batismo de Jesus no Jordão até a Instituição da Eucaristia
3 - DOLOROSOS - Agonia de Jesus no Horto até a sua crucificação e Morte
4 - GLORIOSOS - Ressurreição de Jesus até a Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra.


Terço de Noiva


As noivas tem uma grande variedade de acessórios à sua disposição para serem usados no dia do casamento. O véu e a grinalda são os mais tradicionais e requisitados por todas que sobem ao altar, mas o Terço da Noiva vem ganhando um lugar de grande destaque nas cerimônias mais elegantes em todo o mundo.
O terço é um acessório que simboliza a religiosidade, a fé e a esperança. Através dele a noiva expressa o desejo de ter uma união matrimonial sempre feliz e duradoura abençoada pela Santíssima Trindade. Segundo a tradição, a noiva após o casamento, poderá oferecer o terço a uma pessoa especial em sua vida como prova de amor, respeito e agradecimento.
Além de símbolo de religiosidade e fé, o terço é um belíssimo acessório através do qual a noiva poderá ficar ainda mais sublime, elegante e com um visual diferenciado. Os modelos de terço de noivas variam muito em relação às cores, tamanho, material e estilo. O ideal é escolher um modelo que esteja em harmonia com o bouquet, com o seu vestido, com o seu perfil

Saiba como usar o Terço de Noiva

1. O terço pode ser enrolado no punho da noiva, deixando cerca de 10cm soltos, quando o bouquet e o terço são pequenos;
2. Colocado sobre as flores do bouquet da noiva;
3. Envolvido no caule das flores que compõem o bouquet de noiva;
4. A noiva ainda pode optar por entrar na igreja segurando em suas mãos apenas o terço. Neste caso o bouquet de flores poderá ser usado pela noiva ao deixar o altar.
5. Se for seu desejo usá-los juntos, não tem problema algum, não existindo regra a ser seguida, ficando também muito bonito. Assim, não ficará sem o momento de jogar o buquê para as amigas solteiras de plantão!
O terço é um detalhe que sempre chama a atenção, seja por seu significado ou simplesmente pela beleza da peça!

O terço pode ser confeccionado com contas de pérolas (naturais, de acrílico ou de vidro), madrepérolas, com os mais variados cristais ou muranos, podendo ser prateado ou dourado e do tamanho que a noiva preferir, tanto das contas como da cruz.

Galeria





















http://www.elo7.com.br/atelierteresamolina
http://www.atelierteresamolina.com/

WhattsApp: 55 (11) 996947310

ou use o e-mail para esclarecer as suas dúvidas, enviar sugestões e
solicitar orçamentos.